Fifa 2016 ou PES 2016, veja o comparativo

 




Mais um ano se inicia para os simuladores de futebol e novamente fica a dúvida, Fifa 2016 ou Pes 2016, qual o melhor? Em relação às versões anteriores, Fifa e Pes não sofreram mudanças drásticas, apenas melhorias e novidades. Apesar disso, a disputa entre os títulos parece está mais acirrada.

 

Se você também é fã de futebol e está em dúvida sobre qual dos games comprar, veja agora um comparativo entre Fifa 2016 e Pes 2016.

 


 

Jogabilidade

 

FIFA 16

 

Fifa sempre se destacou pela jogabilidade realista, e em sua mais nova versão, isso foi aprimorado. A primeira grande mudança está na velocidade do game que foi desacelerada para garantir ainda mais realismo em suas partidas.

 

Outra melhoria se encontra na inteligência artificial da defesa. Diferente de sua versão anterior, em que craques como Messi e Cristiano Ronaldo, passavam ‘brincando’ pelos zagueiros, em Fifa 16 a história é bem diferente.

 


 

O jogo requer mais estratégia e uma boa posse de bola para chegar ao gol. E mesmo depois de passar pela zaga, você ainda terá um ‘paredão’ pela frente. Isso mesmo, os goleiros também foram melhorados, forçando o jogador a escolher os cantos e fazer efeitos na bola se quiser marcar o gol.

 

O que foi bom para alguns, para outros, essas mudanças de jogabilidade deixaram fãs irritados com o grau de dificuldade e a velocidade lenta do game. Entretanto, vale lembrar que é possível alterar entre três velocidade no game e escolher entre outros níveis de dificuldade balanceada.

 


 

PES 16

 

O Pes sempre foi um jogo voltado mais para a diversão, deixando de lado o realismo a simulação de futebol. Entretanto, desde o Pes 2014 isso foi mudado e o que trouxe poucos resultados no início, chega a impressionar em sua nova versão.

 

Pes 2016 traz uma jogabilidade totalmente reformulada, apresentando evoluções na movimentação dos jogadores que está mais mais suave, com uma resposta rápida aos comandos, dribles mais eficientes e colisão entre os jogadores mais realista do que nunca.

 


 

Outra mudança na jogabilidade é a roubada de bola que foi aprimorada que beneficia o porte físico de cada jogador. Os chutes e passes também foram melhorados, oferecendo mais liberdade para o jogador criar efeitos na bola e finalizações incríveis.

Algo que deixa a desejar e que já é bem comum em Pes é a atuação dos goleiros que continuam levando gols fáceis. Apesar de movimentações mais realistas, os goleiros se atrapalham nas saídas, rebatem bolas defensáveis e não defendem chutes no meio do gol.

 

Modos de jogo

 

FIFA 16

 

Em relação à sua versão anterior, Fifa trouxe novos modos de jogo como o FUT Draft, um modo online que permite criar um time com os melhores jogadores do game, incluíndo craques como Neymar, Messi e Cristiano Ronal e desafiar a máquina ou outros jogadores em 4 partidas. Quanto mais jogos vencer, maiores serão suas recompensas.

 

Outra grande novidade é a Copa do Mundo de Futebol Feminino que traz as principais seleções femininas e uma jogabilidade diferenciada.

 

No mais, Fifa manteve seus modos de jogo anteriores, incluindo o sucesso Ultimate Team, um modo online que permite o jogador criar um clube com jogadores aleatórios e iniciar uma campanha na décima divisão até chegar na primeira.

 


 

PES 16

 

Pes não trouxe nenhum modo de jogo novo, mas trouxe muitos atrativos, principalmente no clássico Master League, modo em que você assume o papel de técnico de um time e deverá conduzi-lo ao sucesso, conquistando títulos e gerenciando bem suas contratações e formações. Entre essas novidade do Master League, agora há mais ofertas de transferências e de olheiros.

 

No famoso Rumo ao Estrelado, em que você assume o papel de jogador, controlando apenas o seu craque nas partidas, você terá terá mais oportunidades por parte dos técnicos, deixando o jogador mais tempo em campo e usando-o em mais partidas. No entanto, é preciso atender às expectativas para que não fique sempre de fora.

 

Outro destaque em Pes é o modo MyClub, onde é possível formar uma equipe e disputar partidas online contra outros jogadores do mundo inteiro. O modo foi reformulado com menus mais interativos e uma navegação facilitada, trazendo tutoriais resumidos. Além disso, a espera por jogadores e o lag foram melhorados.

 


 

Gráficos

 

Ambos os jogos impressionam no quesito gráfico. As texturas, modelos dos jogadores, estádios e torcidas complementam o nível de realismo em cada jogo. O Fifa traz texturas de cabelo e grama um pouco superiores ao Pro Evolution Soccer.

 

Um ponto positivo para o Fifa é que em consoles da nova geração e PC, o jogo mantém o mesmo nível gráfico em ambos, enquanto que Pes foi criticado pelos gráficos reduzidos na versão de PC.

 


 

Licenciamento

 

FIFA 16

 

Fifa sempre manteve as licenças dos principais clubes internacionais. Todos os clubes contam com seus títulos, escudos e uniformes oficiais. E agora, em sua mais nova versão, você terá 16 clubes brasileiros para jogar.

 

PES 16

 

Pes se destaca pelas licenças de duas grandes competições mundiais, a Champions League e Eurocopa com logos e nomes oficiais. E para os brasileiros, Pes leva vantagem por possuir todos os 20 times da competição, incluindo alguns estádios do Brasil.

 

Baixe agora o demo do PES 2016

Baixe agora o demo do Fifa 2016     

 

 

 

Conheça vários jogos de Futebol para jogar direto no navegador

 







LANÇAMENTOS



REDES SOCIAIS