"The Pedestrian" e a TRIUNFAL volta dos bonecos de palito!

 




Digo e repito: Quando que bonecos de palito ficaram tão legais?! Não sei. Mas que eu quase tive um ataque de nostalgia quando descobri "The Pedestrian", ah, disso tenho certeza. E não é só o conceito que é maravilhoso, a execução também, e é sobre isso que a gente vai dar um volta e discutir pra ver se vocês acham o mesmo.

Desenhado e desenvolvido pela Skookum Arts, "The Pedestrian" (O Pedestre, em tradução livre) é o primeiro jogo desse estúdio e tem tido muita atenção de famosos youtubers pela inventividade do game ao trabalhar com o conceito do Stick Man (Boneco de Palito) e levar pra um outro nível tudo que a gente já viu sobre isso, acredite, entre jogos de luta, quebra-cabeças e afins, um stick man aqui e outro acolá, nunca foi tão divertido ver o que eles fizeram com os jogos de plataforma em termos visuais pra entretenimento.

"The Pedestrian" e a TRIUNFAL volta dos bonecos de palito!

História

Sobre história a gente não tem muito o que falar, mas uma ressalva do caramba vai pros detalhes aos quais a gente é apresentado durante o pouco tempo do demo, onde dá pra notar no background cenas extremamente bem desenhadas e que casam muito bem com o que o jogo quer passar, envolvendo o Stick Man entregando flores a uma Stick Girl são colocadas aqui e lá e fazem a gente pensar... Será que todo esse caminho que ele faz durante o jogo, são o percurso pra um final onde ele se encontra com ela e tudo fica bem? Seria muito bom saber que o jogo tem um objetivo além do que passar de fase, e pelo que a gente pode observar, acredito que tenha sim, mas pra isso a gente tem que esperar a versão completa do game, que pelo visto sairá num futuro bem próximo, mas sobre isso eu falo depois.

"The Pedestrian" e a TRIUNFAL volta dos bonecos de palito!

Jogabilidade

A jogabilidade do game é hiper fluida e simples, com o uso das setas direcionais e eventuais controles ativados por letras no teclado, mas que de acordo com o que você vai jogando eles vão apresentando de forma bem didática e fácil de entender e seguir.

"The Pedestrian" e a TRIUNFAL volta dos bonecos de palito!

O jogo segue um ritmo bem agradável onde o jogador leva o Stick Man através de rampas móveis, escadas e portas e tem que resolver quebra-cabeças que se conectam através de placas, é realmente um trabalho muito divertido de se observar.

Gráficos

(Ah, os gráficos)

Os gráficos em "The Pedestrian" são um caso belíssimo à parte, e é aí que muita gente pergunta: Mas o que diabos tem pra se falar em termos de gráficos sobre um jogo em 2D com um boneco de palito?

Não é bem assim, a plataforma principal,, interativa e tal, do game é em 2D e tem sim bonecos de palito, mas se fosse só isso ninguém veria nada demais e seria simplesmente um jogo igual todos os outros, mas a plataforma principal é colocada num background 3D hiper bem desenvolvido e cheio de detalhes, onde em algumas das fases a gente esbarra em uma ou duas dicas sobre os controles ou até mesmo segredos que só quem prestar muita atenção vai perceber (e agradecer, né!? Por que muitas das dicas que eles dão são cruciais pra resolver o quebra-cabeça e passar de fase).

"The Pedestrian" e a TRIUNFAL volta dos bonecos de palito!

Essa atenção aos detalhes também facilita muito a vida de quem tá jogando, por que não fica chato passar aquele tempo batendo cabeça pra resolver tal coisa, os visuais são incríveis e aliviam o peso de ter que mover as plataformas pra lá e pra cá pra encaixar escadas e portas, e enfim, jogar.

Não são necessário muitos detalhes técnicos sobre o game por enquanto, porque a versão oficial dele ainda não saiu e nada foi muito bem explicado, mas a plataforma pela qual eles disponibilizaram o demo é bem versátil pra rodar bem em qualquer PC, com controles para resolução da tela que variam de 320x200 até 1366x768, e gráficos que podem ir dos mais simples e rápidos para os mais trabalhados e/ou Fantásticos, como eles mesmos classificaram nas opções.

"The Pedestrian" e a TRIUNFAL volta dos bonecos de palito!

Detalhes técnicos à parte, "The Pedestrian" é uma iniciativa fantástica, muito bem desenvolvida e aproveitada pelos três sócios da Skookum Arts, e foi através de todo esse posicionamento positivo dos gamers nas redes socias que depois de dois anos trabalhando meio-período, eles resolveram se dedicar inteiramente ao jogo, fizeram um projeto no KickStarter e tudo, e por lá esse divulgaram a demo do game, que vocês podem baixar por aqui.

"The Pedestrian" e a TRIUNFAL volta dos bonecos de palito!

Na última vez que olhamos, eles já tinham batido a meta de financiamento em mais de 3.000 dólares, fazendo um total de 24.673 dólares (às 15:15 no horário de brasília), mas se vocês quiserem saber mais informações sobre como funcionou o projeto e tal, podem ver por aqui, lá eles têm um vídeo bem explicativo sobre todo o tempo que eles passaram pensando em lançar o game e ainda tem cenas de fases além do demo pra a gente ficar com aquele gostinho e alimentar a ansiedade pra quando o game for lançado, vale muito a pena dar um olhada do que eles são capazes. Agora é só aguardar pra saber quando vai sair a versão completa e até lá, conferir que outras dicas a gente traz por aqui, e vida que segue.


Avaliação:

Efeitos Sonoros: 5.0 5.0
Jogabilidade: 5.0 5.0
Grafico: 5.0 5.0
Avaliação geral: 5.0 5.0

Por: Matheus Pacheco em 14-Fev-2017




LANÇAMENTOS



REDES SOCIAIS